quarta-feira, maio 17, 2006

Depois do Remix 17

Em 2001, ao completar 15 anos de carreira, Marina de Oliveira teve uma brilhante idéia: em vez de comemorar simplesmente lançando uma coletânea, ela, como sempre inovadora no meio gospel, pensou em lançar seus principais sucessos na forma de remixada. O grande objetivo era expor aos evangélicos uma tendência musical que já era popular no meio secular, mas ainda era um tabu entre os protestantes.Tanto que sua gravadora, a MK MUSIC (Antiga MK Publicitá), repudiou o projeto, por ser “arrojado demais” para o ministério de Marina e para a própria gravadora. Mas em 2003, graças ao sucesso do programa jovem “Os Arrebatados” – transmitido pela rádio 93 FM, do grupo MK de Comunicação – a gravadora decidiu lançar um CD com 14 remixes dos principais artistas de seu Cast. O sucesso foi tamanho que abriu as portas para Marina, dois anos depois, lançar seu próprio CD de remixes, o Remix 17. E em Dezembro deste ano, se completará três anos que Marina deu um tempo em seu ministério como cantora, para se dedicar ao de outros artistas MK, sendo Diretora Artística, atuando em como “backstage” em gravações de DVDs e produzindo capas de CDs, além de participar de muitos projetos desenvolvido por ela mesma, e pela gravadora MK MUSIC. Mas mesmo assim, Marina ainda continua presente aos estúdios de gravação da MK, desde que deu um tempo em lançar algo novo em sua discografia até os dias de hoje, são 10 extras e exclusivas que Marina vem lançando em coletâneas e fazendo participações especiais em CDs de outros artistas da mesma gravadora. E são eles:

Não posso voltar atrás: Faixa do CD a chuva, o segundo CD de Pamela pela MK, Marina faz uma participação especial nesta música que na verdade é um Remix, pois seu som é bem estilo dance com batidas de Funk.


Estou aqui: Faixa do CD Tempo Kairós – ao vivo, o terceiro CD do Grupo Ellas pela MK, junto ao Grupo estão como participantes especiais; Grupo Promisse, Jairo, Coral Rolmusic e de Marina de Oliveira. Esta canção se trata de uma versão do cantor gospel internacional Kirk Franklin, que ganhou uma nova roupagem. E mesmo se tratando de um CD ao vivo, esta faixa é em estúdio.


Ah! Ah! Ah!: Com a intenção de atingir o público infantil, a MK MUSIC lançou o CD Clubinho Mkids, que foi lançado na Bienal/RJ onde junto ao CD vinha um livro para a alegria da criançada. E neste CD nomes como Aline Barros, Eyshila, Fernanda Brum entre outros, marcaram presença. Marina de Oliveira também mergulhou de cabeça neste projeto, com a faixa Ah! Ah! Ah!, Marina canta sobre a importância de sorrir e dar muitas gargalhadas. Pra quem não sabe, na Bienal, Marina esteve vestida de Lena Hiena, personagem contido no livro, A Festa do Galo Jacob, e na própria faixa que ela grava neste CD.

Cada Espinho... (Seja coroado): Outra coletânea que fez sucesso e recentemente ganhou versão em DVD, foi o CD Paixão de Cristo – O Musical. Marina sempre teve o desejo de fazer um projeto onde estivessem reunidos grandes nomes do Cast MK, porém, Deus sonhou junto com Marina, e como foi dito, veio o DVD do CD. E nos dois projetos, Marina interpretou a canção Cada Espinho... (Seja coroado) de Elizeu Gomes. A única diferença é que no DVD, Marina canta ao vivo e vestida como nos tempos das Escrituras, além de assinar a Direção geral do evento.

Crescendo juntas: Esta canção nasceu de uma das crônicas de Dona Yvelise de Oliveira (Mãe de Marina e Presidente do Grupo MK) que está contida em seu, Livro Janelas da Memória – As crônicas. E quando Dona Yvelise estava pra completar 60 anos de idade, Marina de Oliveira e pessoas do Grupo MK se mobilizaram para presenteá-la com um CD duplo com canção na voz de grande Cast MK, sendo elas tiradas do próprio Livro Janelas da Memória – As crônicas. Mas Marina também não poderia deixar de gravar uma canção, e esta foi Crescendo juntas, onde ela gravou com sua filha primogênita, Luiza Gerk. Como este CD foi um presente para Dona Yvelise, que mais tarde virou um brinde para novos assinantes da Revista Enfoque Gospel e para quem adquirisse o Livro Janelas da Memória. Mas tento em vista que seria um ótimo produto para o povo evangélico, a gravadora reformulou o CD e nessa reformulação, Marina novamente entrou em estúdio para gravar a mesma canção, só que agora, acompanhada de Eyshila, uma artista também do Cast MK da gravadora.

Unidos pelo Amor (Remix): O CD Batendo um bolão com Cristo é um CD avulso com um preço promocional onde parte do Cast da gravadora entrou em estúdio para gravar canções onde foi conciliado a Copa 2006 e a Palavra de Deus. E Marina de Oliveira não poderia ficar de fora desta iniciativa da MK e gravou a canção, Unidos pelo Amor, sendo que esta ganhou uma nova roupagem, uma nova versão, e seria ela, o remix. Seria então, um grito de guerra, e só pra lembrar, esta canção já ganhou muitas versões, e também vale lembrar que, Marina é a compositora desta, que além de fazer parte de alguns CD da MK e da Rádio 93 FM, também é um jingle das campanhas políticas de seu pai, o Deputado Federal Arolde de Oliveira.

Nunca Será Tarde e Sei que é Possível: Marina sempre foi pioneira em lançar músicas românticas, tanto que a gravadora MK MUSIC, teve a coletânea Amo Você como um de seus mais bem sucedidos projetos, onde não só Marina participa, mas também grandes nomes da música gospel que estão incluídos no Cast da gravadora. Em canções sejam elas em duetos, solos e em grupo (Voices), Marina sempre interpretava o amor de uma forma de agradecimento à Deus por ter um companheiro, mas essas canções fizeram parte de seu repertório por um bom tempo, até que ocorreu o inesperado, um divórcio entre ela e o Deputado Estadual Alberto Brizola, fez com que após um período de restabelecimento emocional, Marina trocasse as músicas românticas referentes à uma pessoa “conhecida”, para um repertório de canções onde ela desabafasse e expressasse o seu desejo por uma nova pessoa ao seu lado. Nunca será tarde, foi uma canção de sucesso, contida no volume 11 da coletânea Amo Você, Marina nesta expressa a esperança de ainda viver um grande amor sem medo de ser feliz. E agora, no próximo volume desta coletânea, Marina surpreende, mesmo “clamando” para viver um novo, grande e futuro amor, ela concilia bem tudo isso em uma petição a Deus.

Faça um teste: Canção do primeiro trabalho de Marina ainda em LP ganha mais uma versão... Pagode! A banda Tempero do Mundo, liderada por Magno Malta (Senador e Artista MK) em seu primeiro trabalho pela MK MUSIC, junto à grandes nomes da MK, lança um CD relembrando grandes sucesso do gospel com a participação de quem faz estes sucesso. E ao gravarem Faça um teste, contaram com a presença de Marina de Oliveira, que mesmo em meio a um acidente de moto, deu o melhor de si. Este lançamento ainda ficará na expectativa, mas em breve poderá ser ouvido e adquirido.

Depois de ter enfocado estas 10 faixas que são extras e exclusivas, vamos falar de CD que de certa forma fazem parte da discografia de Marina, pós Remix 17 (Dez/2003), e estes se somam em apenas dois, são eles:


CD Acústico: O Grupo Voices, formado por Fernanda Brum, Eyshila, Liz Lanne, Lilian Azevedo e Marina de Oliveira, veio para preencher a lacuna no meu gospel brasileiro. Em 10 anos de carreira, as meninas do Voices chegam com o seu sexto CD de forma diferente. O CD não vinha mais com aquele jeito Voices, com coreografias e canções mais dance, como Pisa no Inimigo e Sai. Mas este era o ideal do CD, “Optamos por fazer um CD mais simples, de forma acústica...” disse Eyshila no Especial que foi ao ar no programa Conexão Gospel em Maio de 2005 (Também encontrado nos extras do DVD Voices Acústico & Ao vivo). Assim como todas integrantes, Marina interpreta canções com mais intensidade e menos destaque, já que todas predominavam no estilo adoração e ministração.

As 10 mais de Marina de Oliveira: No ano de 2006, aconteceu em São Paulo a Expo Cristã, MK marcou presença no evento e neste entre muitos produtos, lançou a nova série de coletâneas, intitulada de MK CD Ouro. Trata-se de um CD com as 10 melhores de artistas como Voices, Fernanda Brum, entre outros nomes da gravadora. Marina de Oliveira teve seus grandes sucessos resumidos em 10, também nesta série, destaque para Aviva e Jesus, volta logo (O céu se abre).

Mas não é só em CDs que Marina tem exposto a sua voz e interpretação, em 3 DVD da MK, ela se apresenta em várias performances, e estas então nos DVDs:



Canta Zona Sul parte 1: Depois de quatro meses do lançamento do CD Remix 17, chegou à vez de Marina fazer uma espécie de divulgação em palco de um histórico evento da MK, que desta vez ganhou um novo nome e local, Canta Zona Sul, corrido no dia 21 de Abril de 2005, nas areias de Copacabana, Rio de Janeiro. Marina agitou mais de 250 mil pessoas ao som de Holy, O nome de Jesus, Aviva, Procure por mim na Glória e entre outros, e todos remixados ao estilo funk. E neste mesmo evento, Marina se apresentou junto ao grupo Voices, que se encontra no DVD parte 2.

Acústico & Ao vivo: Após um mês depois do lançamento do CD Acústico, Marina junto a todas integrantes do grupo Voices, gravaram o seu segundo DVD. Além de o diferencial ter sido o novo estilo do grupo e ter a troca de uma de Jozyanne por Lilian Azevedo, houve a ministração solo de cada integrante. Destaque mais uma vez para Marina de Oliveira, que ao som de Jesus, volta logo (O céu se abre) em determinado momento da música se pôs ao chão em adoração e choro, clamou a Deus junto às outras integrantes. Vale lembrar que Marina também teve uma oportunidade de fazer uma breve pregação, onde surpreendeu a muitos, segunda própria, foi uma noite arrebatadora.

O Cristo da Paixão – O Musical ao vivo: Inovação é a palavra que define este evento, já em projeto. Todo o Grupo MK de Comunicação emocionou 10 mil pessoas na casa de espetáculo Via Show, no Rio de Janeiro, exatamente no dia 27 de dezembro de 2005. A cantata ocorreu de uma maneira inédita, de forma não linear, iniciada pela crucificação até Seu nascimento. Além de ter assinado todo a direção e produção do evento, Marina de Oliveira não deixou de interpretar a canção Cada espinho... (Seja coroado), e também se juntou ao Voices para cantar Lá vem ressurreição. Ao final do evento, Marina junto a todos os participantes cantou em agradecimento a Deus, a canção, Já está consumado, que faz parte do repertório do Renascer Praise (Gospel Records).

E não pára por ai não, Marina de Oliveira ainda pretende permanecer nesta fase de backstage e de diretora artista por um bom tempo, mas sempre estará aparecendo uma vez ou outra em estúdio de gravação, para participar de extras e exclusivas da gravadora MK MUSIC. Hoje, ela não só se dedica ao profissional de sua carreira, e sim no espiritual de seu ministério que quando voltar à ativa será tremendo! Ore você também pelo ministério e vida de Marina de Oliveira, Deus ainda tem muito pra fazer por meio desta vida seja no palco ou fora dele, pois a Palavra de Deus deve ser pregada em tempo e fora de tempo.

Texto de: Diego Rodrigues (Criador do Blog Oficial Marina News)